segunda-feira, 28 de novembro de 2011

PEDRA DA TARTARUGA



A pedra da tartaruga

Situa-se no sítio santa Rita,distante 4km à sede do município de gurjão,o acesso é feito pela rodovia estadual PB-176 pecorrendo-se cerca de 800 metros até que se alcance entrocamento com terra planada,na qual se pecorre 4 km até a entrada do sítio santa Rita, de onde já se pode observa o geossítio pedra da tartaruga (fotos acima ).Os processos interpéricos atribuíram ao bloco o aspecto de uma tartaruga,derivando daí o nome do local.Segundos relatos,já ocorreu de tentarem remover esta pedra,entretanto foi uma tentativa frustrada devido ao peso da mesma.A atividade econômica do sítio poderia ser complementada com a atração de visitantes interessados no geoturismo e no turismo de natureza,compatibilizando o desenvolvimento econômico com a conservação do patrimônio geológico.



fontes:  

SILVA, E.G.; MENESES,L.F. inventário de geossítios como subsídio para geoturismo no município de gurjão-pb. REVISTA BRASILEIRA DE ECOTURISMO  são paulo V.4,N.3,2011 pp. 361-382.


2 comentários:

  1. Oi Johnson, obrigado pela divulgação dos dados. No que pudermos, pretendemos ajudar o município em seu desenvolvimento.

    Nosso blog é: geodiversidadepb.blogspot.com , lá sempre vamos colocando algo sobre nossas atividades de pesquisa.

    ResponderExcluir
  2. toda a população do município é que agradecemos a vocês pelo brilhante trabalho que vem desenvolvendo na região aqui do cariri, e na nossa cidade de gurjão,parabéns a todos vocês mesmo

    ResponderExcluir